A Ribeira das Naus, localizada no centro histórico de Lisboa, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Eventualmente pela sua localização privilegiada como pela sua história rica.
A origem do nome “Ribeira das Naus” vem do período em que o local se utilizava como estaleiro onde se construíam e mantinham os navios e ou naus. Atualmente, a Ribeira das Naus é um local popular para passeios ao longo do rio Tejo, onde os visitantes podem admirar a bela paisagem da cidade e do rio.
Na Ribeira das Naus produziram-se muitos dos navios que participaram quer nos Descobrimentos Portugueses, quer nas rotas comerciais posteriormente desenvolvidas. Era o maior estaleiro naval do Império Português e serviu de modelo para os restantes que se foram estabelecendo no além-mar.
A Ribeira das Naus é um dos espaços mais interessantes da capital portuguesa. Recentemente reabilitado, o antigo estaleiro é hoje uma surpreendente praia fluvial – onde os banhos são proibidos. Com um amplo espaço ajardinado e uma escadaria considerável que se estende em direção ao rio.
Esta área que liga a Praça do Comércio ao Cais do Sodré, convida a longos banhos de sol, a apreciar as vistas para o rio e ao descanso de todas as pernas cansadas de passear pela cidade. Além disso, a Ribeira das Naus tem um quiosque e uma esplanada relaxar e aproveitar ao máximo a luz de Lisboa.