Inaugurado em novembro de 2017, o conceituado Arquiteto Carrilho da Graça planeou esta infraestrutura. O terminal tem 13.800 m2 no total dos três pisos e um cais de acostagem com aproximadamente 1.500 metros de comprimento. Este cais é destinado à atracagem dos navios de cruzeiro, permitindo a Lisboa receber barcos de qualquer dimensão.
O edifício também representa um feito tecnológico: as suas fachadas, construídas em betão branco com aglomerado de cortiça com características estruturais – significativamente mais leve – e com maiores capacidades de isolamento térmico do que o betão estrutural corrente.
Estão igualmente ali instalados os escritórios das autoridades competentes, lojas, instalações de check-in e serviços de apoio para o conforto de todos os visitantes, passageiros e tripulantes. Possui dois sistemas de passagem totalmente automatizados, assim como equipamentos de apoio às operações dos navios. Dessa forma, pode fornecer energia, água e outras provisões às embarcações atracadas.
Em 2019 o número de passageiros que usufruíram das instalações do terminal de cruzeiros de Lisboa foi de 571.259, resultantes de um total de 310 atracagens de barcos. Já em 2022 recebeu 327 escalas de navios de cruzeiros, o que representa um novo recorde de utilização.
Recentemente, também em 2022, foi eleito como o melhor Terminal de Cruzeiros da Europa pelo World Cruise Awards. Destacando assim as excecionais condições que Lisboa dispõe para acolher navios e passageiros de cruzeiro com exigências cada vez maiores. Isto é, prestando um serviço de excelência a quem visita a capital portuguesa.