A Sé de Lisboa é uma das principais atrações turísticas da cidade, situada no coração do bairro antigo de Alfama. É a igreja mais antiga de Lisboa e um dos edifícios religiosos mais importantes de Portugal.
Uma das principais atrações da Sé de Lisboa é o seu tesouro, que inclui objetos valiosos como relíquias, joias e objetos de arte sacra e que se estende ao longo de quatro salas. A Sé de Lisboa, também conhecida como Catedral de Lisboa, guarda ainda relíquias de São Vicente e Santo António. É uma excelente oportunidade para conhecer a história e a cultura da cidade.
A história da Sé de Lisboa remonta ao século XII. Esta catedral começou a ser construída em 1147 como uma igreja românica, logo após a tomada de Lisboa aos mouros, no reinado de D. Afonso Henriques.
Ligação com a realeza portuguesa
A Sé de Lisboa também é conhecida pela sua história e ligação com a realeza portuguesa. A catedral de Lisboa foi a igreja oficial da família real durante muitos séculos. Além disso, é o local onde muitos reis e rainhas de Portugal foram coroados. Os únicos laicos enterrados na Sé de Lisboa são o Rei D. Afonso IV e sua esposa D. Beatriz.
Se pretender visitar a Sé saiba que, semanalmente, todos os domingos a partir das 11:30h, se celebra a missa. E, por isso, durante esse dia as visitas turísticas são suspensas. Contudo, não deixe de consultar o preçário para saber mais pormenores.
É, sem dúvida, um excelente lugar para explorar e apreciar os seus 800 anos de história, bem como descobrir a ligação deste edifício à cultura de Lisboa.
Além disso, a sua beleza pode comprovar-se durante um passeio de barco pelo rio Tejo. Pode observar a Sé de Lisboa assim como muitos outros monumentos históricos que dão vida a Lisboa.